terça-feira, 16 de junho de 2015

Quadro - Craque da Semana #25

Fala, galera! Vamos para mais um craque da semana, o nosso quadro mais famoso! O escolhido da vez é brasileiro e ídolo de um gigante do futebol. Chamam ele de eterno capitão, né Fernandão? Um triste fato do futebol foi sua morte, comovendo não só a torcida do Internacional como o futebol brasileiro inteiro. E por isso, depois de 1 ano de sua morte, decidimos fazer sobre esse cara que tanto fez pelo Colorado.




* Nome: Fernando Lucio da Costa
* Nacionalidade: Brasil
* Apelido: Eterno Capitão
* Jogos: 614(1 pela Seleção Brasileira)
* Gols: 225
* Números: 9/10/15
* Clubes:
1995 - 2001 - Goiás
2001 - 2004 - Olympique de Marseille
2004 - Toulouse
2004 - 2008 - Internacional
2008 - 2009 - Al Gharafa
2009 - 2010 - Goiás
2010 - 2011 - São Paulo
* Títulos:
- Goiás: Campeonato Goiano(1996, 1997, 1998, 1999 e 2000), Campeonato Brasileiro - Série B(1999) e Copa Centro-Oeste(2000 e 2001)
- Internacional: Campeonato Gaúcho(2005 e 2008), Copa Libertadores da América(2006), Campeonato Mundial de Clubes da FIFA(2006) e Recopa Sul-Americana(2007)
- Al Gharafa: Qatar Stars League(2008–09) e Copa do Emir de Qatar(2009)
* Prêmio Individuais e homenagens:
- Troféu Bola de Prata (Revista Placar)
- Prêmio Craque do Brasileirão (Troféu de Ouro)
- Seleção do Campeonato Brasileiro: 2006
- Seleção das Américas (jornal "El País", Uruguai)
- Troféu Mesa Redonda – TV Gazeta
- Prêmio Craque do Brasileirão (Troféu de Prata)
- Melhor jogador do Brasil pela RSSSF: 2006
- Estátua em homenagem ao Fernandão foi inaugurada dia 17 de dezembro de 2014 no pátio do Estádio Beira-Rio
- Unidos do Capão homenageou Fernandão no Carnaval 2015 com o enredo: Líder de uma Família, Herói de uma Nação, Campeão de Tudo, Eterno Capitão
- 17 de março de 2015, Fernandão foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre
* Artilharias:
- Copa Libertadores da América: 2006 (5 gols)
- Jogador com mais assistências na Copa Libertadores da América: 2006 (8 assistências)

- Com certeza Fernandão foi ídolo de uma grande geração de Colorados. Merece o respeito de todos os torcedores brasileiros, pois foi um grande jogador de futebol. Vamos ver a opinião dos torcedores:

Renan: Respeito! Nunca foi um jogador brilhante a ponto de ser camisa 9 de seleção, pois na época ainda existia Ronaldo, Adriano e outros. Se fosse hoje, vestiria a 9 tranquilamente e seria um dos principais jogadores da Seleção. É de uma posição que está em falta aqui em nosso país. E jogou nela muito bem. Nunca foi aquele craque absurdo, mas o seu simples já o tornava um grande jogador de futebol. Sua precisão para fazer os gols, frieza em frente ao goleiro e experiência dentro de campo moldaram um Fernandão. Um Fernandão que trouxe ao Internacional possibilidades além da que eles acreditavam. Um Fernandão que trouxe ao Internacional títulos que tanto desejavam em sua história. Um Fernandão que trouxe ao Internacional respeito que tinham esquecido. Um Fernandão que trouxe aos colorados uma felicidade que todo torcedor gosta de sentir, o da vitória. Hoje, o Inter, entre os 12 gigantes, é o time com mais regularidade, na minha opinião. É um time que sempre tem elenco forte e favorito aos títulos que disputa. E, na minha concepção, isso tem tudo a ver com Fernandão. É nessa era, nessa geração a época mais vitoriosa do Colorado, começando justo em 2006, com o Eterno Capitão! Você, Fernandão, é ídolo de uma grande massa. Atualmente está nos céus, olhando por todos aqueles colorados que ainda torcem e vibram por ter tido um jogador como você nesse clube histórico. Paz, camisa 9!

Guilherme: Triste fazer o craque nessa semana. Acima do ídolo colorado, quem foi embora era filho, pai, marido, alguém que lutou muito para dar a sua família uma vida digna. Perdemos não só um goleador, mas também um ser humano integro, que honrou as camisas que vestiu e os títulos que conquistou.
Fernandão era o cara dentro da área, o centroavante clássico, com faro de gol. Mas o que me chamou a atenção em sua carreira mesmo foi sua liderança no elenco do Internacional em 2006. Os caras simplesmente venceram o atual campeão da Libertadores e o Barcelona de um tal "Ronaldinho". Mesmo quando não deixava o seu, F9 puxava a marcação adversária e passava segurança aos colegas de clube. E olha que passar essa tranquilidade na Libertadores não é fácil...
Obrigado por deixar o M1CO na saudade e, principalmente, por ter permitido ver um legitimo camisa 9 atuando no Brasil. Fique em paz, craque!

Alan: Fernandão era um baita atacante, um jogador muito ágil para seu tamanho, além de ser muito técnico, um carrasco do Tricolor na Libertadores de 2006. Muitos não se lembram, mas em 2009 no campeonato Brasileiro também foi carrasco quando ajudou o Goiás a vencer o São Paulo na penúltima rodada e assim tirando a liderança. Mas mesmo com tudo isso para não gostar do jogador não sinto nenhum rancor, pois uma pessoa muito humilde, ídolo em todos os lugares que passou, até na rápida passagem pelo time do Morumbi, mesmo não conquistando títulos jogou muita bola.
Deixo aqui meus sentimentos para a família, uma perda muita sentida no meio futebolístico.










OBRIGADO, F9!




Nenhum comentário:

Postar um comentário